quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Persepolis



 Sexta,  meu  namorado Niz,  mostrou um desenho bem interessante  sobre uma  menininha  que era do Ira.  Adorei a  historia do modo como ela retratou sua vida. Me ajudou a entender a loucura daquele pais. Antes havia uma ditadura "leve" porque as mulheres ainda podiam sair nas ruas sem véu e podiam se expressar um pouco sem serem apedrejadas, estupradas, caluniadas e maltratadas. Mas, como qualquer ditadura, você não tinha liberdade de expressão. Era só falar uma coisinha do governo que você era preso, torturado e morto (o básico feijão com arroz de tudo o que vemos sobre ditadura nos livrinhos da escola). Tudo isso ocorreu devido influencia externas que acabaram qualquer chance de uma republica. As coisas foram se agravando, ditador apos ditador, um pior que outro e ficou  tao barra pesada que ficou impossível de morar la. Usaram um livro para justificar seus atos.  As palavras do livro são manipuladas ao bel prazer de quem o usa em sua posição de poder. Se conhecem um pouco de historia, já viram que no ocidente ocorreu uma coisa parecida chamada Santa Inquisição e, sabemos o que acontece quando algo assim ocorre. morte e destruição onde aqueles que se dizem santos se revelam como demônios. So quero frisar uma coisa: Não sou muito religiosa, mas acredito que qualquer Deus tem uma e somente uma lei maior que e a lei do amor. E com amor vem liberdade, respeito ao seu próximo e outras coisinhas legais. Coisas legais que deixaram de existir por la com as imposições misogenas privando as mulheres de direitos. Eu achava que o véu era uma coisa cultural como uma mãe católica ensinar a filha a rezar o terço mas, e algo bem mais insano do que eu pensava. O uso do véu e mostrado por Satrapi como uma camisa de forca... Uma roupa de prisão. Uma prisão sem grades. Achei a animação perfeita e, pra mim, foi uma das melhores e mais inspiradoras animações que eu já vi. A animação me abriu os olhos e me mostrou que tudo acontece através de manipulação politica e religiosa para manter as pessoas com medo e sob controle. Nao vou contar tudo mas recomendo que procurem a animação para assistir. Nao vão se arrepender.


Marjane Satrape e uma ótima quadrinhista e merece todo o respeito do mundo. Por tudo que sofreu e mostrou na forma de uma historia em quadrinhos e em animação, mostrando de modo bem simples a sua dura realidade. Ela e uma mulher defibra e fantástica. Ela esta bem na Franca mas acho triste ela não poder voltar ao pais de origem e pelo modo como ele se encontra agora. Espero que um dia as coisas mudem. Pretendo conhecer mais trabalhos dela e acompanhar mais coisas dela. Ela tem um traco muito fofinho que me agrada que lembra ate as xilogravuras de um cordel. 

 Um beijo Hanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boneca em destaque

Bonecas de Hanna com site novo!

Estou aqui pra falar de uma novidade meus amores! Estou desenvolvendo um novo site como portfólio de vendas! Ele vai ser especificamente p...